O Juiz Eleitoral, Marcos Antonio de Souza Lima, emitiu um comunicado oficial sobre a ação da Justiça Eleitoral de Foz, na tarde de segunda-feira, 29, em retirar os cavaletes com propagandas eleitorais de vias públicas da cidade. O fato chamou a atenção da população e imprensa local.
Segundo o Juiz, o ato não foi de fiscalização, e sim de prevenção. O principal motivo é o mau tempo, com chuvas e ventos fortes, previsto até quarta-feira, 3, na fronteira. Segundo a nota, houve inúmeras ocorrências relacionadas a placas, bandeiras e cavaletes de propaganda eleitoral lançados, devido ao vento, nos leitos das ruas e avenidas do município. “Neste dia, foi registrado uma reclamação de um cidadão, onde seu carro foi danificado por este motivo”, disse Lima.
No entanto, seguindo a previsão do mau tempo nos próximos dias, as placas recolhidas não serão recolocadas para não apresentar riscos ao trânsito, motoristas e pedestres.
“Deste modo, por medida de bom senso, os candidatos deverão se abster de colocas cavaletes, placas e bandeiras nos canteiros centrais, retornos, calçadas e preferenciais nesta semana, ou, caso optem por coloca-las, deverão manter nos locais pessoas cuidando dessas propagandas, bem como guardar uma distancia mínima de 10 metros a partir das cabeceiras dos canteiros centrais, e também, dos retornos das avenidas guardar uma distancia de segurança lateral de pelo menos 03 metros.”
“Assim sendo, proceda-se a devolução das propagandas removidas aos respectivos responsáveis, assim identificados, ocasião em que deverão ser intimados da determinação contida nesta decisão.”
Com assessoria