Levantamento mostra que 80% dos jovens entre 16 a 24 anos, ainda não decidiram em qual candidato a deputado federal votar. É o que diz uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada na última semana. Segundo a publicação, de 10 eleitores, sete ainda não decidiram qual candidato a Câmara Federal irão eleger. O quadro é diferente quando a escolha é para presidente, quase 70 por cento dos entrevistados já decidiram em quem votar. Nas ruas, os estudantes Lucas Machado, Flavia Augusta e Luiz Carlos Oliveira explicam o porquê ainda não escolheram um candidato.
“Porque eu não tenho visto as propagandas políticas, nos horários eu tenho estado na faculdade, então eu não tenho visto as propostas dos candidatos por isso eu ainda não tenho candidato para federal”, disse o estudante Lucas Machado.
Segundo o cientista político Cristiano Noronha, essas dúvidas são comuns devido aos candidatos a deputado federal terem menos tempo de TV em relação aos presidenciáveis. Para Cristiano Noronha, é importante o eleitor conhecer bem as propostas e a vida dos candidatos antes de escolher.
“Antes de mais nada tem que conhecer um pouco da vida do candidato e segundo lugar é buscar um pouco mais de informação sobre que idéias aquele parlamentar, aquele candidato ele defende. Existe um conjunto de mecanismos para você conhecer um pouco mais sobre aquele deputado, o próprio site do partido, você tem uma página que esse candidato por ventura tenha na internet, panfleto”, disse a cientista político, Cristiano Noronha.
Na internet, além do site do Tribunal Superior Eleitoral, existe uma série de aplicativos e sites que podem ajudar o eleitor a escolher um candidato. Uma das ferramentas que pode auxiliar neste processo é a página do Atlas Político, que divulga o ranking dos deputados federais e senadores mais atuantes no Brasil. Para saber mais, acesse www.atlaspolitico.com.br