“Você sabe para onde vai o seu dinheiro?”. A pergunta é a chave para uma cartilha com orientações sobre planejamento financeiro, que será distribuída em breve à população de Foz do Iguaçu. O material foi desenvolvido pelo por um projeto de extensão da UNILA coordenado pelo professor do curso de Ciências Econômicas, Wolney Roberto Carvalho. Cerca de 200 cartilhas deverão ser impressas, sendo metade em português e a outra metade em espanhol.
Na cartilha, o leitor é apresentado a tabelas e planilhas que auxiliam na organização das contas domésticas, com o detalhamento das receitas e despesas mensais (fixas e variáveis), e colaboram para que o sucesso nas finanças pessoais seja alcançado a partir de alguns princípios simples. Uma das tabelas auxilia, por exemplo, no controle de dívidas parceladas, como as de cartão de crédito, carnês e financiamentos.
O texto lembra que “cuidar das finanças é cuidar da saúde” e que “um mês financeiramente tranquilo se reflete em uma vida mais tranquila para toda a família”. Além disso, a cartilha mostra que o planejamento financeiro só funciona com a colaboração de toda a família, sendo que esse esforço coletivo implica, na maioria das vezes, em uma mudança de hábitos.
A cartilha também dá dicas sobre como economizar em casa, reduzindo o consumo de energia elétrica, de água e também no supermercado. Impulsividade e falta de experiência são elementos que podem fazer os jovens, em especial, reféns de endividamentos desnecessários, principalmente por conta da facilitação de crédito no mercado.
Depois da distribuição da cartilha, a proposta da equipe é produzir um livreto online com dicas ainda mais aprofundadas sobre controle de gastos.
O projeto
A publicação e distribuição da cartilha é uma das ações do projeto “Desmistificando a análise econômico-financeira pessoal: uma assessoria econômico-financeira à comunidade de Foz do Iguaçu”, que atua prestando assessoria gratuita para moradores da cidade através de palestras e seminários. O projeto completa dois anos em outubro e tem como participantes os alunos bolsistas Alan Bobadilla e Gustavo Bodaneze, que também são autores da cartilha. Já foram atendidas pelo projeto cerca de 200 pessoas diretamente, em especial após as palestras que contaram com a participação de cerca de 1,5 mil pessoas.
Unila