Assessoria
De 22 a 27 de setembro acontece a Semana do Turismo. Em Santa Terezinha de Itaipu ela será marcada por uma ação de sensibilização nas escolas municipais. Serão realizadas palestras com o objetivo de levar conhecimento das áreas de turismo do município, suas potencialidades, importância como atividade econômica e educação ambiental. Também será elaborado um concurso de desenho com os alunos, com direito a premiação.
A semana visa sensibilizar sobre o papel do turismo na comunidade e como ele contribui para os valores sociais, culturais, políticos e econômicos em todo o mundo. O tema deste ano é turismo e desenvolvimento comunitário.
As atividades serão desenvolvidas pela secretaria de Indústria, Comércio e Turismo em parceria com as secretarias de Educação e Agropecuária e Meio Ambiente.
De acordo com a estagiária de turismo do município, Angelica Nazario, a programação elaborada também busca conscientizar as crianças de que o turismo pode ser um dos aliados na preservação do meio ambiente. “Um dos grandes segmentos do turismo, o ecoturismo desenvolve um conceito do respeito pela preservação e pela cultura local”, esclarece.
Serão 12 turmas de quarto ano do ensino fundamental das escolas municipais a participarem da ação. Após assistirem as palestras, as crianças terão que elaborar um desenho que ilustre um dos atrativos turísticos do município. Serão escolhidos os 12 desenhos mais criativos para formar uma colcha de retalhos. Dois alunos serão premiados com um passeio pelo Corredor de Biodiversidade Santa Maria.
“O projeto tem foco nas crianças porque a gente sabe que é nessa idade que elas formam juízo das coisas. Então além de divulgar os pontos turísticos da cidade, alguns que elas até conhecem, mas outros não, a palestra também conscientiza sobre a preservação destes locais”, enfatiza o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Arlênio Boaroli.
O aluno Ulrick Shimidt participou da primeira palestra e confessou desconhecer vários dos locais turísticos apresentados. “Eu conheço alguns, mas vários outros lugares que eu não sabia. Agora vou querer conhecer”, disse.
Irão participar do projeto cerca de 300 alunos das escolas municipais Alexandre Zilli Netto, Cecília Meireles, Monteiro Lobato, Nossa Senhora do Carmo e Olímpio Spricigo.
Programação das palestras
Dia 23
Escola Municipal Monteiro Lobato
4° A – manhã das 10h às 11h
4° B- tarde das 16h às 17h
Dia 25
Escola Municipal Olímpio Spricigo
4° B – manha das 10h às 11h
4° C – tarde das 16h às 17h
Dia 26
Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo
4° A – manhã das 09h às 10h
4° B – manhã das 10h às 11h
4° C – tarde das 16h às 17h
Dia 29
Escola Municipal Cecília Meireles
4° A – manhã das 09h às 10h
4° B – manhã das 10h às 11h
4° C – tarde das 16h às 17h