Foz do Iguaçu é sede do XXV Congresso Nacional das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais – APAEs, VI Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria e 44o. Congresso Estadual das APAEs do Paraná. Familiares, profissionais e pessoas com deficiência de todo o país vão se reunir durante o evento, em defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
O objetivo é debater sobre as políticas sociais, que definem o espaço a ser ocupado na sociedade pela pessoa com deficiência respeitando seus direitos como cidadão.
Durante a realização conjunta dos eventos, programados para ocorrer entre os dias 19 a 21 de novembro, no Centro de Convenções de Foz, serão apresentadas propostas inovadoras que já são aplicadas por algumas APAEs, visando as demandas das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Nesse sentido, é destacada a educação especial necessária a esse grupo aliado ao encontro de políticas públicas para atendimento das necessidades básicas, para que eles tenham acesso aos lugares que todos têm direito como cidadãos.
De acordo com a Federação Nacional das APAEs, é necessário a conscientização da necessidade de investimentos em profissionais capacitados para a excelência das ações e projetos desenvolvidos pelas associações. Atualmente são 2.136 APAEs atendendo no país, com um público estimado de três mil pessoas, dentre elas pessoas com deficiência, seus familiares, comunidade local, profissionais da saúde, educação e assistência social.
O Congresso Nacional das APAEs é realizado a cada três anos. Este ano em Foz do Iguaçu o tema debatido será: APAE no Brasil – 60 anos. Uma história de referência na defesa de direitos e atenção à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Estão programados para os dias dos eventos conferências, mesas redondas, palestras, feira e exposições, relatos de experiências e atrações culturais.