O 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado realizou esta semana o primeiro treinamento em água com os veículos blindados Guarani. O teste aconteceu no Lago de Itaipu, com os 13 veículos Guaranis do Exército em Foz do Iguaçu.
O tenente-coronel Messias, do 34° Batalhão Motorizado, explicou que os blindados já haviam sido testados em terra durante operações do Exército na região. Com o treinamento de flutuabilidade, é possível saber a capacidade dos veículos, otimizando os trabalhos do Exército na fronteira.
Para utilizar os veículos, os militares passaram por um treinamento em Cascavel e no Rio Grande do Sul. Quando entra na água, duas hélices são acionadas e o blindado consegue atingir uma velocidade de 9 km/h. Cada veículo pesa 18 toneladas e pode transportar 11 pessoas.
O Guarani irá substituir as famílias de blindados Urutu e Cascavel – em operação há quase 40 anos nas Forças Armadas. A previsão é que um total de 86 veículos seja entregue até o final do ano nos batalhões de infantaria de Foz do Iguaçu (PR), Apucarana (PR), Francisco Beltrão (PR) e no Centro de Instrução de Blindados em Santa Maria (RS). “É um meio moderno e eficiente. Um marco no processo de transformação das nossas tropas”, avaliou o general Carlos Bolívar, que está à frente do Comando Militar do Sul (CMS).