Aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), no auditório da Uniamérica, a formatura de novos soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Em Foz do Iguaçu foram 66 Policiais Militares e 20 Bombeiros. Em todo o Paraná são 2400 novos soldados. A solenidade contou com a participação da prefeita de Foz em exercício Ivone Barofaldi, comandante Ota e do chefe de gabinete da Assembleia Legislativa, Coronel Arildo Dias.
O chefe de gabinete da Assembleia Legislativa do Paraná, Coronel Arildo Luiz Dias, afirmou que os novos soldados, formados em Foz do Iguaçu devem atuar na região, “Esse concurso foi regionalizado, portando eles devem permanecer pelo menos cinco anos antes de pedir transferência”, disse. A região abrange sete municípios, além de Foz, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Missal e Serranópolis do Iguaçu.
Segundo o Comandante Ota, os novos PMs devem realizar várias atividades a partir de agora. “Atendimento emergencial 190, policiamento de trânsito, patrulha rural, polícia comunitária, vão operar os novos equipamentos, como os caminhões com vídeo monitoramento, e escolta nos estabelecimentos penais” destacou.
O Tenente-Coronel Marcos Antônio Jahnke, do Corpo de Bombeiros, comemorou a nova turma formada, “É um momento muito especial, tanto para a corporação como para os próprios formandos, é um momento maravilhoso” disse. Os soldados serão empregados em todas as unidades do 9° Grupamento de Bombeiros.
Para o formando do Corpo de Bombeiros, soldado Delai, o sentimento foi de muita emoção, “É uma data muito esperada por todos há muito tempo, este curso é bastante puxado, passamos por uma série de treinamentos desde novembro do ano passado, e graças a Deus deu tudo certo”. Delai foi o primeiro colocado da turma.
A formanda da PM, soldado Ferraz, disse que o sentimento é de missão cumprida, “Apesar de todas as situações que apareceram a princípio muito adversas, difíceis de cumprir, a força resistiu e a moral sustentou”.