A equipe brasileira de canoagem slalom, que conta com participantes do projeto Meninos do Lago, da Itaipu, dará início nesta quarta-feira (17), nos Estados Unidos, à disputa por medalhas no Campeonato Mundial 2014 da modalidade. A equipe está no local da competição (o Centro Internacional de Esportes de Aventura, em Maryland), há uma semana, onde se dedica aos treinos preparatórios. A competição vai até o próximo dia 21 e será o último grande evento internacional desse esporte em 2014.
Os iguaçuenses Felipe Borges e Leonardo Curcel estarão disputando pelo C1 Masculino. Felipe é o atual campeão do Pan-americano na categoria e sabe da importância dessa prova. “Vamos adquirir mais experiência. Afinal, ano que vem vamos sediar o Mundial Sub-23 em Foz. Então, preciso trabalhar constantemente para fazer bonito”.
Já pelo C2 Masculino os irmãos gêmeos Wallan e Welton de Carvalho estarão pela primeira vez participando em um Mundial Sênior. “Será uma importante experiência pra gente”, lembra Wallan.
Além da dupla, o Brasil contará com Ana Sátila (foto à direita), atual campeã mundial júnior no K1 Feminino, também é uma das integrantes da equipe e sabe que esta disputa é bem diferente da que venceu em abril, na Austrália. “Continuamos trabalhando forte durante o ano e vamos confiantes para realizarmos uma boa participação”, disse a brasileira, que também foi campeã no K1 e C1 Femininos no Campeonato Pan-americano deste ano.
Os atletas Wallan, Welton, Felipe, Leonardo e Ana Sátila ingressaram no esporte graças ao Projeto Social Meninos do Lago, que atende atualmente 100 crianças e adolescentes de Foz do Iguaçu e realiza treinos diariamente no Canal Itaipu. A ação é uma parceria entre a Itaipu Binacional e a Federação Paranaense de Canoagem, com apoio da Confederação Brasileira de Canoagem, e que tem se destacado como uma das melhores escolas do esporte no Brasil.
Completam a equipe brasileira o canoísta paulista Charles Corrêa (nas categorias C1 e C2); Cassiano Alfredo e Wellington Munhoz, e Charles Corrêa e Anderson Oliveira (C2); e Pedro Henrique Gonçalves, Ricardo Martins Taques e Fábio Scchena ( K1).
Gonçalves que ficou em 9º lugar no Mundial Júnior e Sub-23 este ano na Austrália está confiante. “Sabemos do nosso potencial e vamos fazer o nosso melhor novamente”. O jovem brasileiro foi o melhor das Américas no último Pan-americano e o seu colega na disputa, Ricardo Martins Taques, conseguiu o segundo melhor tempo nessa competição.
A equipe está sendo acompanhada pelo treinador Ettore Ivaldi e seus assistentes: Ondrej Mohout e Guille Diez-Canedo. Guille fez um panorama da competição. “Será uma prova muito boa como preparação para os atletas e com nível elevado. Precisamos aproveitar para crescer e acumular experiência”, informou.
O Mundial 2014 reunirá mais de 600 canoístas de 35 países em busca pela medalha de ouro num dos locais mais tradicionais da prática da Canoagem Slalom nos EUA.
Preparação para 2015
No próximo ano, o Brasil sediará o Campeonato Mundial Júnior e Sub 23, evento que será realizado no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu. A preparação iniciou em 2012, com a formação de atletas e a constituição do Projeto da Equipe Permanente, que surgiu graças à parceria da Confederação Brasileira de Canoagem Slalom (CBCa) e a Federação Paranaense de Canoagem (FEPACAN). O patrocínio é do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Por JIE