O espetáculo de dança A Sagração da Primavera, apresentado pela Companhia Ballet de Londrina, abre nesta sexta-feira (12), às 19h30, no Cineteatro dos Barrageiros, uma série de apresentações e mostras culturais que serão promovidas até dezembro pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu.
Estão previstas apresentações de dança, teatro, música e artes visuais, sempre gratuitas e com o objetivo de facilitar ao público o acesso a diferentes formas de expressão artística.
“Democratizar a cultura é uma necessidade para o pleno exercício da cidadania”, afirmou a responsável pelas ações na Fundação PTI, Thaisa Praxedes – em texto divulgado pela assessoria de imprensa.
“Esperamos que este seja o início do processo de formação de plateia no âmbito do PTI e que possamos contribuir para a ampliação de atividades artístico-culturais em Foz do Iguaçu, incrementando a oferta cultural para o turismo”, acrescentou.
Universo de Stravinsky
A Sagração da Primavera tem direção do coreógrafo Leonardo Ramos e enredo inspirado na obra do compositor russo Igor Stravinsky (1882-1971). De acordo com texto publicado no site da companhia de ballet, a obra é baseada em uma antiga lenda russa, narrando “a imolação de uma virgem oferecida aos deuses da Primavera em troca da fertilidade da terra”.
JIE