O preso foi encontrado morto por volta da 1h da madrugada de quarta-feira (10), por um policial que desceu até a carceragem da 6° Subdivisão da Polícia Civil em Foz do Iguaçu. Rodney Ellington Soutto Maior, de 40 anos, se enforcou com a própria calça jeans, que foi amarrada na cela. Ele era o único preso na carceragem da 6° SDP naquele momento.
Rodney já havia sido interrogado pelo delegado de plantão e pela manhã seria transferido da cela provisória, para a Cadeia Pública Laudemir Neves. O Siate foi acionado, mas o preso já estava morto.
O homem foi preso por volta das 21h de terça-feira (9), pela Polícia Militar, que recebeu a informação de que um homem estava com documento falso. Uma equipe da Rocam foi até a Rua Ângela Aparecida de Andrade, no Bairro Porto Belo, onde encontraram o suspeito. Ele se identificou como sendo Rodney Jam Ellington, mas durante a checagem de documentos, os policiais constataram que a identidade era falsa e que possuía mandados de prisão em aberto. Ele foi detido e levado para a Delegacia da Polícia Civil.