O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 das escolas municipais de Foz do Iguaçu ultrapassou as metas previstas para os anos iniciais (primeiro ao quinto ano) do ensino fundamental. A meta projetada 5,3 para Foz do Iguaçu foi superada, na média, em dois pontos percentuais. O IDEB observado em 2013 foi de 7,3 superando em 0,3 a nota de 2011. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A notícia foi comemorada pelo prefeito Reni Pereira e pela secretaria municipal de Educação Lisiane Sosa.
A Escola Municipal Papa João Paulo II atingiu a nota 8,7. Outras seis escolas superaram a nota 8,0 na avaliação. Nove escolas receberam nota inferior em relação a 2011. Porém, todas as escolas municipais de Foz do Iguaçu superaram a meta projetada pelo Ministério da Educação para os anos iniciais do ensino fundamental. A menor nota registrada no município foi de 6,3.
Em todo o país as metas da rede municipal de ensino foram alcançadas por 69,7% dos municípios. No Paraná a meta foi atingida em 308 dos 396 municípios, superando os 77,8% de cumprimento da meta calculada. O Ideb nacional nessa etapa ficou em 5,2, enquanto em 2011 havia sido de 5,0. Para conferir as notas do IDEB acesse http://ideb.inep.gov.br/resultado/.
O que é o IDEB
Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Inep, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb é calculado a partir da taxa de aprovação obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente e as médias da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.