Todas as unidades de saúde de Foz do Iguaçu estão abastecidas com doses de vacina contra a Hepatite A, e seguem disponíveis à comunidade. A informação é da assessoria do Hospital Municipal de Foz.
O cronograma é permanente nos postos de saúde, pois o calendário foi ampliado pelo Ministério da Saúde e a vacinação é dose única.
Devem ser vacinadas crianças de 1 a menores de 2 anos de idade. Estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que a vacina tem impacto importante na epidemiologia da doença, com a redução de 64% nos casos em fase aguda, diminuição de 59% na quantidade de óbitos e a atenuação 62% dos anos de vida perdidos em decorrência da doença.
A nova vacina está sendo introduzida no Calendário Nacional de Vacinação e passa a fazer parte da rotina de vacinação com o objetivo de prevenir e controlar a hepatite A na fase adulta.
Sobre a doença:
A hepatite A é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite A, que produz inflamação e necrose do fígado. A transmissão do vírus é fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados ou diretamente de uma pessoa para outra. Uma pessoa infectada com o vírus pode ou não desenvolver a doença. Durante o período de incubação, que leva em média de duas a seis semanas, os sintomas não se manifestam, mas a pessoa infectada já é capaz de transmitir o vírus. Geralmente, é na infância que se entra em contato com o vírus. Por isso, as crianças constituem grupo de risco importante.