Por volta das 3 horas da madrugada desta sexta-feira (5), ocorreu uma grande apreensão de maconha na aduana Brasil-Paraguai, estimada em cerca de 3 toneladas. A carreta onde foi encontrado o entorpecente estava parada em cima da Ponte da Amizade, entrando no Brasil, na fila de veículos de carga. O motorista desceu do veículo e correu em direção ao Paraguai, possivelmente temeroso com a fiscalização policial e com a presença do escâner da Receita Federal na aduana.
A equipe PRF não encontrou o fugitivo e momentos depois, constatou, por meio do escâner (RF), que havia droga escondida em fundo falso. Na cabine havia documentos de identidade de um brasileiro de 27 anos e registros aduaneiros que serão posteriormente investigados. Sendo assim, os policiais solicitaram apoio do corpo de bombeiros, o qual utilizou um desencarcerador para conseguir tirar as pesadas chapas que estavam sob a droga.
Além dos bombeiros, servidores da Receita Federal e também da Polícia Federal apoiaram os PRF’s. Os diversos tabletes de maconham estavam besuntados com óleo, artifício utilizado pelos traficantes na tentativa de disfarçar o cheiro. Ademais, entre as chapas de aço e a droga, havia papel carbono, provavelmente no intuito de prejudicar a percepção do escâner. Dessa forma, a ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal em Foz do Iguaçu e lá será pesada.
PRF/Foz