Por Daryanne Cintra

O caderno apresentou 192 páginas com relatos, histórias e fotografias dos pioneiros que marcaram a história a cidade. A publicação e circulação do exemplar aconteceram no dia em que Foz do Iguaçu completou 100 anos, em 10 de junho de 2014.
O vereador Fernando Duso, autor da moção de aplauso explicou o motivo da homenagem ao Jornal Gazeta do Iguaçu. “Quase três décadas de trabalho não poderiam passar em vão, principalmente porque culminou num relato histórico de 100 anos da cidade. E o mínimo que a Câmara poderia fazer é ter esse reconhecimento por tão bem feito que foi o trabalho da equipe Gazeta do Iguaçu”, disse.
O diretor geral da Gazeta do Iguaçu, Sr. Rosalvo Tavares disse que a publicação do caderno era um sonho que tinha desde que assumiu a direção do diário. “Fiquei afastado da imprensa por 24 anos e por circunstâncias assumi a direção do jornal. Comigo trouxe o sonho de resgatar a história de Foz do Iguaçu de uma maneira conjunta, que possa servir as gerações futuras. Queremos fazer desse caderno um livro, que deverá ser publicado até o final deste ano”.
O editor chefe da Gazeta do Iguaçu, Robson Meireles, que coordenou a equipe para o desenvolvimento do caderno, disse que a produção foi um dos maiores desafios do jornal. “Nós nos desdobramos para produzir o jornal diário, e paralelo o caderno do centenário. Nós nunca havíamos feito algo parecido, de fechar uma edição com tantas páginas. Foi um desafio grande, mas nós conseguimos”, completou.