Estudo realizado pelo Instituto Cato de Washington, nos Estados Unidos, mostrou os 89 países do mundo com maior concentração de miséria. Segundo o levantamento, o Paraguai aparece na 39° posição, muito atrás dos vizinhos Brasil e Argentina, que ocupam as primeiras posições.
O Instituto explicou que a pesquisa pode ser realizada em qualquer país que possua dados corretos, analisando inflação, juros de empréstimos, desemprego e o Crescimento Interno Bruto (PIB).
Antes do Paraguai (39), está a Argentina (4) e o Brasil (9). Outros países americanos com mais miséria são Peru (25), Uruguai (26) e Bolívia (33), Colômbia (38), Chile (52), México (61), Equador (64), Estados Unidos (71), Canadá (74) e Panamá (81).
Ainda segundo a análise liderada pelo economista Steve Hanke, é a Venezuela, onde o governo impõe uma complexa rede de controle de preços. Quando é observado os preços dos artigos que compões o índice, muitos serão estipulados pelo governo e não pelo mercado. Assim, as taxas de inflação da cesta básica serão artificialmente baixas.
No mundo, os países com maiores índices de miséria são: Iran, Servia, Argentina, Jamaica, Egito, Espanha, África do Sul, Brasil e Grécia.