No dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, a Escola Estadual Almirante Tamandaré, na Vila Yolanda realiza exposição com banner e orientação aos alunos, além de uma pesquisa com as mães dos alunos do quinto ano, em todas as escolas municipais.
Outra ação está sendo desenvolvida pelas unidades básicas de Saúde na cidade. Profissionais fazem palestras e a distribuição de material informativo sobre os malefícios do cigarro.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado em todo país, já que segundo pesquisas, milhares de pessoas morrem por doenças decorrentes do tabaco, inclusive fumantes passivos. Segundo dados do INCA – Instituto Nacional de Combate ao Câncer, o fumo passivo causam problemas de médio e longo prazo com um risco de 23% de mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares e 30% de chances a desenvolver câncer de pulmão.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se de 5,4 milhões de pessoas morrem a por ano e até 2030, o tabaco será responsável pela morte de 8 milhões de pessoas.