Na noite de sexta feira, 22, policiais civis da Delegacia do Adolescente (DEA), sob o comando do delegado Dr. Francisco Robson, com a participação do Conselho Tutelar, foi desencadeada nos Bairros Porto Meira, 3 Lagoas e Vila C a operação “Reconhecimento”.
A operação assim foi denominada pelo fato da volta do delegado Francisco Robson a cidade de Foz do Iguaçu, cidade o qual já trabalhou nos anos de 2010 e 2011 a frente da DEA. A operação foi realizada para se ter uma noção clara da situação dos adolescentes nas noites de Foz do Iguaçu.
Sobre a operação, o delegado disse que está mapeando a cidade para se ter um maior controle. “A operação de hoje vai nos ajudar a mapear novamente os bairros para que possamos ter um controle maior sobre as áreas com maiores índices de atos cometidos por adolescentes e tomarmos conhecimento do comportamento dos adolescentes nas noites de Foz do Iguaçu”, ressaltou o delegado.
As diligencias também foram realizadas em vários motéis e boates da cidade. Segundo o delegado Francisco a delegacia tem recebido denuncias sobre aliciamento de menores para a prostituição. “Caso seja localizado um (a) adolescente no interior do quarto do motel, em um primeiro momento o estabelecimento é notificado e receberá uma multa, caso haja reincidência o local pode até ser fechado”, finalizou o delegado.
O delegado Francisco Robson confirma que as operações devem acontecer constantemente. “É uma determinação do delegado chefe, Dr. Alexandre Macorin, que a delegacia do adolescente realize várias operações na cidade de Foz do Iguaçu no intuito de prevenir e coibir atos infracionais cometidos pelos adolescente”.
Nas ações da noite de ontem não foi constatado nenhum situação de flagrante apenas em alguns caso o delegado fez algumas orientações aos adolescentes e aos comerciantes em geral.