Durante toda a quinta-feira, 21, acontece no Recanto Cataratas Resort, em Foz, o Programa Oeste em Desenvolvimento. Às 14h, as atividades iniciaram com a formação de câmaras técnicas. Às 18h, terá o lançamento e posse da primeira diretoria.
Participam da solenidade representantes da Itaipu Binacional e de parceiros que ajudaram na elaboração do estudo, como Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Sebrae/PR, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Caciopar), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), cooperativas e universidades, entre outros.
Para o coordenador do Sistema de Gestão de Sustentabilidade da Itaipu, Herlon Goelzer de Almeida, o Oeste do Paraná tem uma série de virtudes, mas precisa se desenvolver ainda mais. “O que pretendemos, por meio do diálogo, é identificar problemas e estabelecer mecanismos de superação.”
De acordo com Almeida, é preciso que empresas e instituições que venham a fomentar o crescimento das principais cadeias produtivas atuem em conjunto, com a adoção de novas tecnologias, investimentos em infraestrutura e pesquisas para melhoria dos setores que ainda não estão adequados, em termos de mercado, serviços, produtividade e modernização.
Perfil do Oeste
Formada por 54 municípios, a região Oeste do Paraná tem cerca de 1,3 milhão de habitantes, a maior parte – quase 1,1 milhão – vivendo em áreas urbanas. Mas é a integração com as atividades do campo que garante um desenvolvimento diferenciado em relação a outras regiões do Estado.
A economia dinâmica, resultado de cadeias produtivas sólidas, gera riquezas e atrai novos negócios, o que resulta em mais empregos e propicia melhorias constantes na qualidade de vida de sua população. O encontro é aberto para dirigentes empresarias, trabalhadores e autoridades regionais. Com informações de JIE