Começou no último dia 19 e segue até sexta-feira 22, a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual. Escolas especiais de Foz do Iguaçu participam do evento, através de palestras e encontros tendo como tema neste ano ‘Desafiando os limites, diminuindo as diferenças’. Nesta quinta-feira, 21, pela manhã, a programação contou com uma passeata promovida pelas entidades que atendem crianças, jovens e adultos em Foz do Iguaçu.
As palestras envolvem orientações sobre deficiência visual na Escola Municipal Ponte da Amizade, Encontro de Educação Especial e II Formação Continuada na Área de Educação Especial no Centro Profissionalizando da APAE. Oficialmente a Semana é comemorada de 21 a 28 de agosto.
A diretora do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação Vivien Diniz Souto, avalia que o momento é importante para a troca de experiência e aprimoramento. “A Educação Especial teve um progresso considerável em razão, de que houve uma mudança no conceito sobre a deficiência, que não mais se limita, a intelectual ou múltipla, mas sim, a deficiência enquanto, necessidades especiais de cada pessoa”, explicou a diretora.
Atualmente das 51 Escolas da Rede Pública Municipal, 27 atendem 109, alunos com algum tipo de deficiência (física, intelectual, auditiva, visual ou múltipla), e dos 32 Centros Municipais de Educação Infantil, 20 atendem 40 crianças com alguma deficiência.
Programação
22/08 – Sexta-feira
Das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 – II Formação Continuada na Área de Educação Especial, no Centro Profissionalizante da APAE – Rua Avaí, 107 – Jardim Itamarati.
O encontro visa proporcionar momentos que oportunizem aprendizagens para o exercício profissional docente. A realização é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação através da Diretoria de Educação Especial e as Escolas de Educação Básica na modalidade de Educação Especial.
A formação contará com a participação de um Supervisor de cada Escola Municipal e um Orientador Pedagógico de cada Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI.
Cada Instituição será responsável por ministrar um conteúdo, da seguinte forma:
APAE – Síndrome de Down e Distúrbios de Comportamento;
APASFI – Pessoas Surdas e com perdas auditivas;
ACDD – Paralisado Cerebral e Deficiências Físicas Neuromotoras;
NOSSO CANTO – Método de Ensino Estruturado para Autistas e Síndrome de Asperger.
Assessoria