Os vereadores voltaram do recesso e na sessão desta quinta-feira, 14, debateram a saúde em Foz do Iguaçu. Diversos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de quase todas as unidades que Foz do Iguaçu, lotaram o Plenário desta manhã para acompanhar a votação do Requerimento nº 206/2014, da Vereadora Inês da Saúde, que requer ao Prefeito adicional de insalubridade aos profissionais da classe.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e foi encaminhado ao Prefeito. Na cidade, são aproximadamente 270 agentes que trabalham diretamente com os pacientes e estão expostos a riscos. Eliana Ferreira, Agente há 9 anos, afirmou que os trabalhadores nunca ganharam o adicional.
“Eu vi a dificuldade deles em todos os sentidos, confesso que até hoje não entendi o porquê de não ter sido implantada a insalubridade em Foz do Iguaçu se tantos outros municípios já têm isso. Não tinha conhecimento do primeiro contato com pacientes que possuem tuberculose, hanseníase. A Implantação dos ACS melhorou muito a saúde porque eles vão às casas das pessoas pelo Programa Saúde da Família”, defendeu a proponente, Vereadora Inês da Saúde (PC do B ). “É justo receberem insalubridade e a questão de passarem para o regime estatutário, acredito que após as eleições possamos ter um retorno mais efetivo para conquistarmos isso”, contribuiu o Vereador Edílio Dall´Agnol (Solidariedade).
O Presidente da Casa, Vereador Zé Carlos (PROS), também se posicionou favoravelmente à proposição. “Sabemos da importância do trabalho que desenvolvem em toda a cidade, juntamente com as famílias às quais atendem”.
Violência no Trânsito
A violência no trânsito também esteve em pauta. Foi aprovado em 1ª discussão o Projeto de Lei nº 61/2014, de autoria do Vereador Paulo César Queiroz- Coquinho (Solidariedade), que Institui a Campanha Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito. Fica instituído o Maio amarelo, com o dia 27 de maio como data que marca a campanha.
“Este é o momento de fortalecer o movimento de combate à violência no trânsito. Peço que os motoristas não dirijam alcoolizados e respeitem o trânsito”, declarou o parlamentar, que perdeu o genro nesta semana em virtude de um acidente de moto.