Na manhã desta quinta-feira (14), servidores da Receita Federal realizaram a apreensão de uma caminhonete que estava carregada com grande quantidade de medicamentos, além de munição e outras mercadorias.
Por volta das 6h, em diligências realizadas no bairro Vila Portes, situado próximo à Aduana da Ponte Internacional da Amizade, os servidores avistaram uma caminhonete na área dos fundos de um hotel. Foi então realizada a abordagem do veículo, uma Ford/Ranger, com placa de Belo Horizonte/MG, pertencente a uma locadora de veículos.
O veículo estava completamente carregado com caixas que continham rótulos de bebidas (whisky). No entanto, ao fazerem a verificação do conteúdo das caixas, os servidores constataram que se tratavam de outros produtos. Nas caixas havia medicamentos, dentre os quais abortivos, anabolizantes, emagrecedores e remédios para disfunção erétil, além de munição, perfumes, eletrônicos, bebidas e brinquedos.
O responsável pelo veículo estava no local, tendo informado aos servidores que ele estaria hospedado num dos quartos do hotel. Os servidores fizeram então uma busca no cômodo indicado, onde se encontravam outros dois homens, além de mais algumas caixas de mercadorias que ainda não haviam sido carregadas na caminhonete.
Os três homens foram presos em flagrante delito e conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, para autuação em flagrante delito. Um dos crimes pelos quais deverão ser autuados (contrabando de medicamentos) tem pena de 10 a 15 anos de reclusão.
O veículo foi encaminhado para a sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu, para a contagem e valoração de todas as mercadorias e a lavratura dos competentes autos de infração para a aplicação da pena de perdimento.
A contagem de toda a carga somente deverá ser finalizada no final da tarde de hoje, mas a estimativa inicial é que o valor das mercadorias ultrapasse a cifra dos R$ 100 mil.