Por Daryanne Cintra
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte anunciou na terça-feira, 12, o nome da empresa vencedora no processo licitatório para a revitalização da Ponte da Amizade. Das empresas que participaram da licitação, no total cinco, o consórcio CSO-Gaissler foi o que apresentou o menor custo no valor de R$10,2 milhões. A próxima etapa será a da avaliação dos documentos. A empresa tem até dois dias para apresentar todas as informações necessárias ao DNIT.
Após tudo aprovado, a expectativa é que as obras comecem no dia 13 de outubro, deste ano, tendo prazo de um ano para ser entregue. Caso isso não aconteça, a segunda empresa colocada na licitação, que foi a Arteleste Construções LDTA, com a proposta de R$15,5 milhões, terá a chance de concorrer ao processo e apresentar as documentações exigidas pelo Departamento Nacional, conforme previsto em edital.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu, representado por Danilo Vendrusculo, informou que alguns ajustes ainda serão necessários. “Nós fizemos algumas reuniões com o DNIT, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, e autoridades do Paraguai, para discutirmos o início das obras de revitalização, e alguns ajustes precisam ser feitos, entre eles a implantação de um sistema de semáforos”, disse.
Conforme explicou Danilo, os semáforos irão atuar no decorrer do início das obras, onde a pista de rolamento e de pedestres serão as primeiras reformas previstas no projeto. “Vamos estabelecer quantos minutos cederá de cada lado da via. Há também ajustes no setor de logística no transporte de carga, pois entendemos que durante o percurso esse modelo de transporte não pode ser prejudicado. Isso tudo será acertado antes do início das obras”, pontuou.