A 8ª Meia Maratona das Cataratas vai integrar o esporte às diversas opções de passeios turísticos, ecológicos e culturais oferecidos na região trinacional. Além da presença na prova, considerada uma das mais fascinantes do calendário nacional, os corredores e as famílias deles terão várias alternativas para aproveitar a estada na fronteira. A corrida será no dia 14 de setembro em Foz do Iguaçu.
“Existe uma variedade de opções de passeios e atrativos de alto nível e qualidade oferecidos aos turistas na região. Tenho certeza absoluta que, no caso dos corredores da Meia Maratona das Cataratas e seus familiares, eles vão aproveitar muito a estadia em Foz do Iguaçu”, destacou Gilmar Piolla, presidente do Fundo Iguaçu.
O roteiro principal inclui Cataratas do Iguaçu e Parque Nacional do Iguaçu. Além da visita contemplativa às belíssimas quedas d’água, com observatórios panorâmicos, o PNI tem muitos atrativos turísticos para ser visitados. Um deles é o passeio de barco do Macuco Safári, numa aventura que oferece adrenalina e bons momentos.
Lado argentino – No período da permanência, o visitante pode conhecer ainda o Parque Nacional Iguazú para contemplar a panorâmica e os saltos das Cataratas do Iguaçu no lado argentino. O passeio permite uma visão privilegiada dos turistas à força e imponência da Garganta do Diabo. A queda d’água, com cerca de 80 metros de altura, possibilita aos visitantes conferir de perto a beleza da natureza.
Itaipu – Os corredores da Meia das Cataratas e familiares têm ainda a oportunidade de “energizar-se” com uma visita ao Circuito Turístico de Itaipu, a maior usina do mundo em produção de energia elétrica. O circuito permite passeios integrados à hidrelétrica, ao Ecomuseu, ao Canal da Piracema e ao Refúgio Biológico Bela Vista. O pacote pode incluir também a Iluminação Monumental da barragem e um prazeroso passeio de barco Kattamaram para avistar o pôr do sol no Lago de Itaipu.
Parque das Aves – Quem chega a Foz não pode deixar de conhecer o Parque das Aves. Localizado ao lado da entrada do Parque Nacional do Iguaçu, o espaço possibilita o contato direto com mais de 1.020 aves, abrangendo cerca de 150 espécies. São 16,5 hectares de exuberante Mata Atlântica mantidos para formar o melhor habitat para os animais.
Paraguai – A passagem pela fronteira também reserva espaço para compras no Paraguai. No país vizinho, os participantes da prova têm condição de adquiri mercadorias de diversos gêneros e variedades, desde eletrônicos até produtos de informática.
Argentina – Na Argentina, podem desfrutar passeios pelas feiras de gastronomia e artesanato com as famílias, comprar bons vinhos e aproveitar a agradável noite. A integração cultural ainda se atesta com uma visita ao Marco das Três Fronteiras – espaço ideal para observar as três nações de apenas um local.
Museu de Cera – O mais novo atrativo turístico da cidade, o Museu de Cera Dreamland, situado às margens da Rodovia das Cataratas, aparece no rol de opções de passeios. O espaço abriga réplicas de várias personalidades e artistas famosos do mundo. Também oferece uma aventura divertida pelo Vale dos Dinossauros, onde os turistas se impressionam com a reprodução da variedade de espécies de dinossauros, em tamanho real, para observação.
Realização – A corrida é uma realização da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A e do Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio), com promoção da RPCTV – TV Globo e patrocínio da Itaipu Binacional e Caixa Econômica Federal, além de apoio da Powerade, Mabu Hotéis & Resort, Fila, Fundo Iguaçu e Duty Free.
Serviço
8ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu
Data: 14 de setembro de 2014
Inscrições
Até 20 de agosto: R$ 110
De 21 de agosto a 10 de setembro: R$ 140