Idealizado pela Secretaria Municipal da Educação o Projeto “Brigada Escolar – Plano e Fuga e Abandono” tem como objetivo combater, prevenir e adotar medidas para serem tomadas em casos sinistros nas escolas municipais de Foz do Iguaçu. Com a ajuda de Acacildo da Silveira Santiago, Secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Segurança.
O Projeto será implementado nas 51 escolas municipais através de Brigadas montadas em cada escola formada por professores, serventes, merendeiras, diretores e coordenadores pedagógicos. “O Projeto será permanente e vai criar uma cultura dentro da própria escola e posteriormente com a família do aluno”, completa Acacildo.
Segundo Elizângela Vieira, Coordenadora Específica da Área de Literatura, o Projeto foi idealizado e realizado baseado em leis nacionais, estaduais e municipais devido à necessidade de ensinar às pessoas como agirem em situações de incêndio. “Podemos ver em situações de incêndio que as pessoas não sabem como se proteger, como no caso do incêndio em Santa Maria. As pessoas não morreram queimadas, mas massacradas. Talvez com um devido treinamento, algo tão terrível como o que ocorreu poderia ter sido evitado”, explica a coordenadora.
As Brigadas das escolas estão sendo orientadas e finalizando seus projetos em cada unidade escolar e tem previsão de iniciar em setembro.