Dante Quadra
Os agentes aduaneiros da Argentina anunciaram paralisação dos serviços migratórios nas fronteiras do país a partir da meia noite desta sexta-feira (8), devendo ser retomado apenas à meia noite de sábado (9). A manifestação acontece devido a falta de acordo salarial entre o Sindicato dos Aduaneiros e o Governo da Argentina. Segundo os trabalhadores, o salário de todos os servidores públicos foi reajustado no dia 6 de maio deste ano, menos dos que trabalham nos setores migratórios do país.
Com a paralisação, os agentes informaram que as pessoas que passarem a Ponte Internacional Tancredo Neves, entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, serão submetidas a uma rigorosa fiscalização que resultará em uma demorada fila para entrar ou sair do país vizinho.
Além desta sexta-feira, o Sindicato dos Trabalhadores Aduaneiros da Argentina anunciou paralisações de quinta à sexta-feira (14 e 15 de agosto). “Estarão unicamente nas fronteiras, aeroportos internacionais e pontes fluviais, onde estará um efetivo mínimo de guardas, atendendo as regras de trabalho para emergências”, informou o Sindicato.