Por Daryanne Cintra
A campanha Agosto Azul criada pela Secretaria Estadual de Saúde visa promover ações de conscientização entre os homens para que os cuidados com a saúde se tornem rotineiros. Em Foz do Iguaçu a ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. As primeiras atividades começaram na terça-feira, (5) na Unidade de Saúde Básica São João Batista.
A primeira ação proporcionou orientação gratuita aos homens sobre prevenção e importância da saúde, além ainda de palestras ministradas por enfermeiras, fonoaudiólogas e nutricionistas. A principal proposta é abranger uma reeducação aos hábitos masculinos no que se refere à prática regular de atividade física e a realização de exames preventivos.
Neste ano, a campanha traz como slogan “Não pare o curso da Vida”, a fim de chamar atenção para os malefícios do uso do tabaco. Em contrapartida outras questões sobre a saúde do homem também serão abordadas durante todo o mês. A discussão é para que a campanha se torne um alerta sobre a necessidade de se cuidar da saúde.
A diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Thays Portes ressaltou que o ‘Agosto Azul’, é o mês para relembrar os homens que prevenção ainda é a melhor saída. “O que vemos é que os homens só procuram atendimento médico quando apresentam alguma doença. E em alguns casos, a prevenção pode ajudar no diagnóstico e na cura precoce caso haja mesmo algum problema”, disse.
Além disso, Thays Portes alertou sobre o câncer de próstata. “Vemos que esse tipo de câncer é um dos grandes causadores de morte masculina por isso é importante que o homem esteja atendo a essas situações. Além disso, testes rápidos como para detecção do vírus HIV, sífilis, hepatite C e B, também são necessários”, completou. As atividades da campanha vão durar todo o mês de agosto.