Depois de oito dias de competições, terminou no último sábado (2) a fase final da categoria A dos 61º Jogos Escolares do Paraná (JEPs). O evento foi realizado em Foz do Iguaçu e reuniu mais de seis mil pessoas, entre atletas, dirigentes, técnicos e árbitros. Foram grandes momentos para estudantes entre 15 e 17 anos de idade que entram para a história do esporte paranaense ao disputarem 18 modalidades.
Os Jogos Escolares são organizados pelo Governo do Estado do Paraná através da Secretaria da Educação, com realização da Secretaria do Estado do Esporte e Turismo, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) com apoio dos Núcleos Regionais de Educação.
Para o secretário de Esporte, Anderson de Andrade, o balanço do evento em Foz do Iguaçu foi altamente positivo. “Conseguimos realizar um grandioso evento esportivo em nosso município pelo segundo ano consecutivo. Com o aval do prefeito Reni Pereira, e com o apoio do Governo do Estado e do Núcleo Regional de Educação, conseguimos colaborar para escrever mais um capítulo da história dos Jogos Escolares do Paraná. Todos os participantes saíram felizes e isso nos dá a certeza de que correspondemos às exigências dos JEPs”, completou o secretário.
Nas disputas, os jovens atletas de Foz do Iguaçu também corresponderam. No basquete feminino, a festa foi do Colégio COC Semeador que foi campeão pelo terceiro ano consecutivo. Na decisão, as iguaçuenses venceram o Colégio Dom Bosco Batel, de Curitiba, por 58 a 23, em partida realizada no Ginásio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), antigo Floresta Clube, na Vila A. Com a confirmação do título, a equipe de Foz do Iguaçu conquistou também a vaga para representar o Paraná na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerá de 6 a 15 de novembro, em João Pessoa (PB).
Por AMN