Por Daryanne Cintra
O Município de Santa Terezinha de Itaipu, não vai realizar a Campanha de Vacinação Antirrábica este ano. A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde. A justificativa é de que cidades como Santa Terezinha, que não são fronteiras, acabam também não sendo porta de entrada para a doença. Conforme divulgado, o trabalho de imunização ficará por conta dos municípios de fronteira, como Foz do Iguaçu, Guaíra e Barracão.
Para o Secretário Municipal de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu, Fábio de Mello, a determinação do ministério não coloca em risco a cidade. “Nós não temos casos registrados, porém vamos continuar com a vigilância sobre a doença. Qualquer situação de agravo que possa acontecer, o município está preparado para atender”, ressaltou.
Ainda conforme disse o Fábio, não é necessário que moradores de Santa Terezinha procurem outras cidades para vacinar os cães e gatos. “Não há necessidade uma vez que o bloqueio será feito em nível de fronteira. Com isso automaticamente a nossa cidade estará bem protegida, a partir do momento em que o vírus da doença não entrar por nenhuma via de acesso”.
Já em Foz do Iguaçu a campanha começa na próxima segunda-feira, dia 4. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ visitarão as residências em todos os bairros para vacinar cães e gatos contra a raiva animal. O período da campanha deve durar 45 dias. A vacina é gratuita e fornecida pelo Governo Federal. As visitas vão acontecer de segunda à sexta-feira, sempre das 08h às 14h.
É importante que no momento da vacina o dono do animal ou um responsável esteja presente. As equipes farão perguntas aos moradores como data de nascimento do animal, vacinas, renda familiar, endereço completo incluindo o CEP. Caso não esteja ninguém em casa, os agentes deixarão uma notificação da visita, e a partir disso o proprietário se torna responsável por procurar o CZZ para vacinar o animal.