No dia 25 realizou-se uma operação conjunta envolvendo equipes do Grupo Tático, Gotamotran e RPA da Polícia Militar na cidade de Medianeira. Bloqueios foram montados em pontos estratégicos da cidade visando intensificar o patrulhamento e a presença policial na comunidade. O principal alvo dos bloqueios foram as motocicletas, já que este tipo de veículo é o mais utilizado no cometimento de roubos e outros tipos de ilícitos, comenta o 2º Tenente Mendes da Polícia Militar. Durante a operação foram realizadas 85 notificações, apreendidas 14 motocicletas e 4 veículos, além de 2 detenções por embriagues ao volante e o cumprimento de 1 mandado de prisão.
Em um dos pontos de bloqueio, o condutor e o passageiro de uma motocicleta não obedeceram a ordem de parada e furaram o bloqueio, sendo realizado acompanhamento tático e posterior abordagem. Foi verificado que os ocupantes eram de nacionalidade paraguaia e não possuíam habilitação e nem a motocicleta possuía documentação, sendo então apreendida. Ainda conforme entrevista do Tenente Mendes, a operação e as abordagens realizadas são uma forma de garantir maior segurança para o trânsito da cidade bem como uma garantia de diminuição de crimes.
No dia seguinte, policiais militares do GOTAMOTran e guardas municipais realizaram bloqueio de trânsito durante a noite em Foz do Iguaçu. Foram realizadas quatro prisões, cinquenta e nove notificações e doze veículos apreendidos e encaminhados ao pátio da FozTrans.
Primeiramente, às 21h25min em abordagem a um veículo VW/Gol, conduzido por um indivíduo de 25 anos, o qual ao ser submetido ao teste etilométrico e foi constatado a medida de 0,50 mg/l de miligramas de álcool por litro de sangue. Cerca de 20 minutos no bloqueio policial, na Av Jules Rimet, os militares realizaram abordagem ao veiculo Ford/Escort, conduzido por um homem de 36 anos de idade, este foi submetido ao teste etilométrico e foi constatado a medida de 0,55 mg/l.
Já às 23h30min, na região nordeste da cidade, na Avenida João Ricieri Maran foi abordada a motocicleta Leopard, de cor amarela, conduzida por um cidadão de 49 anos. O mesmo foi convidado a realizar o exame etilométrico, o qual aferiu o valor de 0,44 mg/l. Diante do resultado, foi dada voz de prisão ao condutor da motocicleta. Por último, às 23h40min, foi abordado o veículo GM/Chevette, de cor branca e por apresentar sinais visíveis de embriaguez, como forte odor etílico e dificuldade na fala, o mesmo foi convidado a realizar o exame etilometrico, cujo resultado foi de 0,50 mg/l.
Os quatro condutores foram encaminhados para a delegacia da polícia civil em virtude de conduzir o veículo com a capacidade psicomotora alterada em razão da ingestão de bebida alcoólica.
PM/Foz