Motoristas que costumam trafegar pelas ruas e avenidas de maior movimento de Foz do Iguaçu acima da velocidade permitida para a via, devem ficar atentos.
Redutores de velocidade como radares, lombadas eletrônicas e furões já estão sendo aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro e entrando em funcionamento. O trabalho deve ser concluído até o fim dessa semana, mas vários equipamentos já estão registrando quem não respeita o limite de velocidade . A notificação da infração deve chegar a casa do condutor, em até 30 dias após o flagrante feito pelas câmeras fotográficas e de filmagem desses equipamentos de fiscalização eletrônica.
Os valores desses flagrantes de desrespeito a velocidade podem variar entre R$ 85 a R$ 574,00 dependendo da gravidade da infração. Além da multa é somado pontos na carteira de habilitação do motorista. Já estão funcionando e registrando os apressadinhos os radares na avenida Paraná, próximo ao Shopping Cataratas JL, nos sentidos centro-Vila A e bairro- centro. No local o limite máximo permitido é de 60 quilômetros por hora.
As lombadas eletrônicas na avenida Felipe Wandscheer e rua Tarobá, já foram religadas e aferidas. Os motoristas devem respeitar nessas vias a velocidade de 40 quilômetros por hora. Os semáforos dos cruzamentos entre as ruas Belarmino de Mendonça e Almirante Barroso, avenida Mário Filho e Mané Garrincha, que ganharam furões, também já estão registrando o condutor que avança o sinal ou para sobre a faixa de pedestre.
Até o fim de semana será encerrada a aferição dos radares na avenida das Cataratas, em frente ao hotel Mabu, no sentido centro – Parque Nacional do Iguaçu e também dos equipamentos na avenida JK, em frente ao clube Gresfi, sentido centro-Ponte da Amizade e da região da ponte – centro. Nesses locais é necessário respeitar os 60 quilômetros por hora.
Tem ainda os furões em três trechos da avenida JK, nas esquinas com a rua Quintino Bocaiúva, avenida República Argentina, próximo ao terminal de transporte urbano; E com a rua Carlos Gomes. Além dos semáforos na avenida Paraná com José Maria de Brito e a José Maria de Brito com a avenida Paraná e ainda na avenida Costa e Silva, no acesso ao terminal rodoviário.
Além desses novos equipamentos instalados nos corredores turísticos, ruas e avenidas de maior movimento da cidade, outros vários pontos da cidade também possuem fiscalização eletrônica de velocidade e que estão registrando os infratores. Entre eles as lombadas eletrônicas, que limitam o tráfego de veículos a 40 quilômetros por hora na avenida JK, próximo ao viaduto de acesso ao Paraguai e na avenida General Meira.
A intenção, dessa ampliação nos serviços de fiscalização eletrônica, é dar mais segurança para pedestres, motociclistas e motoristas. Respeitando o limite de velocidade será possível reduzir o número de acidentes e também de multas emitidas por essa infração. O Foztrans registra por mês uma média 4,5 notificações a motoristas que não respeitam as leis de trânsito.
AMN