A ótima infraestrutura para eventos esportivos e a hospitalidade de um dos principais destinos turísticos do Brasil foram fatores decisivos para a escolha de Foz do Iguaçu para uma das etapas do circuito Ironman 70.3, que será realizada na cidade no dia 30 de agosto.
A afirmação é do diretor-geral do Ironman Brasil, Carlos Galvão, que também destacou as instalações da usina hidrelétrica de Itaipu como elemento motivador para os mais de mil atletas inscritos. A binacional vai receber parte da competição.
“Este grande diferencial de Itaipu pesou na escolha e é, sem dúvida, um motivador extra para os competidores, que são pessoas que se preocupam com o meio ambiente”, declarou o organizador do evento – considerado uma das mais importantes competições de triatlo de longa distância do planeta.
Nos últimos anos, Foz do Iguaçu e Itaipu sediaram outros torneios importantes, como o Mundial e o Pan-Americando de Canoagem Slalom, maratonas e os X-Games. Neste ano, a cidade também foi a “casa” da seleção da Coreia do Sul durante a Copa do Mundo Fifa 2014.
“A expectativa é a melhor possível. Queremos fazer do Ironman 70.3 Foz do Iguaçu um evento único no circuito mundial, replicando práticas de sucesso dos últimos 14 anos da etapa de Florianópolis”, afirmou Carlos Galvão.
Ainda segundo ele, a organização pretende “mostrar o sucesso de um empreendimento inovador e brasileiro a competidores e acompanhantes de sete países e, ao mesmo tempo, oferecer uma prova única aos triatletas”.
Como vai ser
Os atletas que disputam o Ironman 70.1 competem em três modalidades: natação (1,9 quilômetros), ciclismo (90 quilômetros) e corrida (21,1 quilômetros). Em Foz do Iguaçu, a largada será no Iate Clube Lago de Itaipu (Icli), com o primeiro percurso, a natação, dentro do Lago de Itaipu.
Em seguida, percorrerão de bicicleta os 22 quilômetros do Icli até a entrada da usina, contornando a subestação Eletrobras Furnas. Dentro do complexo binacional, serão dadas três voltas em um percurso de 22,7 quilômetros cada – totalizando os 90 quilômetros.
A última parte da prova, os 21 quilômetros de corrida, será toda dentro de Itaipu, com uma única volta saindo da barreira de controle, na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV).
De acordo com a organização, as inscrições para a etapa de Foz do Iguaçu já estão esgotadas. A programação oficial começa no dia 28 (quinta-feira), às 9h, na Itaipu, com a abertura da Expo Ironman e a entrega dos kits aos participantes. No dia 29 também está programado o congresso técnico – entre outras atividades. No sábado, a largada está prevista para as 9h30, com premiação às 12h30.
Etapas
No Brasil, em 2014, foram programadas outras três etapas do Ironman 70.3. Duas já foram realizadas: Brasília (março) e Florianópolis (maio). A última será em novembro, em Fortaleza.
Fora do País, estão programadas provas nos Estados Unidos, Canadá, México, Áustria, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Austrália e Taiwan – entre outras.
A etapa de Foz do Iguaçu vai distribuir US$ 50 mil em prêmios e garantirá 35 vagas para a etapa mundial do circuito, no ano que vem – o Ironman 70.3 World Championship 2015.
Por JIE