Na manhã de terça-feira, 22, a reportagem da Rádio Cultura recebeu a ligação da ouvinte Dona Maria da Gloria Pereira dos Santos, sobre uma reclamação de que ela não consegue renovar sua carteira de motorista. O motivo, segundo Maria, é a sua altura. Maria conta que fez todos os exames necessários para renovar a carteira e passou em todos. Porém, em outro teste, o médico disse que precisava medir a altura dela, e na medida deu 1,38M, dois centímetros a menos do que é exigido por lei.
A dona de casa contou que o médico chamou a atenção dizendo que ela não poderia dirigir, pois a lei só permite motoristas com mínimo 1,40 de altura. “Eu tenho há 15 anos carteira de motorista, nunca bati meu carro e nem perdido, se quer um ponto na carteira, e ainda tenho que ouvir que sou um perigo no trânsito?”, indagou Maria. Ela conta que no próximo dia 26 terá que viajar até Marechal Cândido Rondon, onde terá outro exame para medir a altura e ver se esta liberada para voltar a dirigir. “É um preconceito, sou uma pessoal normal,” disse.
Maria relata que tem uma filha de 7 anos de idade que precisa ir ao colégio, “eu que levo e busco, e agora estou fazendo isso de bicicleta, pois minha carteira já está suspensa, preciso de uma resposta,” Finalizou.
A Chefe do Ciretran em Foz, Marta Matieviks, disse que as pessoas com altura inferior a um metro e quarenta centímetros deve passar por exame especial. A chefe da Ciretran explica que em Foz não tem clinica especializadas para Avaliar o candidato e por isso as pessoas precisam viajar para outras cidades. Ela afirma que não é uma restrição e sim um critério estabelecido pela legislação.