Policiais Militares Ambientais da 5ª Cia/BPMA, com sede em Foz do Iguaçu desencadearam nesta data, por ocasião da “Operação Três Planaltos”, que ocorre em todo estado do paraná envolvendo todas as unidades da Polícia Militar, e na região Oeste e Sudoeste do Estado, a Polícia Ambiental realizou o cumprimento de 05 Mandados de Busca em Apreensão na cidade de Nova Aurora, além de mais 09 ocorrência de caráter ambiental, envolvendo os municípios de Toledo, Cascavel e Quedas do Iguaçu.
No total seis equipes foram mobilizadas, utilizando-se de viaturas caracterizadas da unidade especializada em Fiscalização Ambiental, e mais 16 policiais ambientais envolvidos, os quais encontraram-se no Lago municipal de Cascavel, realizando uma reunião preliminar da Operação, por volta das 06 horas da manhã.
Após o cumprimento de todas as diligências, oito pessoas foram presas em flagrante delito e encaminhadas à delegacia de polícia civil, sendo apreendidas 10 armas de fogo de vários calibres; 576 munições de diversos calibres; 98 embalagens de agrotóxicos classe III e IV, que são potencialmente tóxicos ao Meio Ambiente, os quais estavam jogados diretamente em contato como solo e expostos ás intempéries do clima; 25 pássaros Silvestre, mantidos ilegalmente em cativeiro, como canário-terra, azulão, trinca-ferro, entre outros; 02 carnes de Paca (Cunniculus paca) congelada, (este animal encontra-se na “Lista Vermelha” da fauna ameaçada de extinção no Estado do Paraná).
“A Polícia Militar Ambiental, está empenhada na continuidade de operações que busquem identificar e prender, aquelas pessoas que insistem em prejudicar o frágil e já combalido Meio Ambiente. A participação da comunidade de bem que tem a sua consciência na importância da preservação Ambiental tem um canal aberto de comunicação com a Polícia Ambiental, a qualquer hora do dia e de forma anônima. ”, informa o Comandante da 5ª Cia/BPMA, Capitão Valdecir Gonçalves Capelli.
Além das sanções previstas criminalmente, os detidos responderão administrativamente, através da lavratura de multas ambientais, que serão informadas ao órgão ambiental competente.
Para as regiões Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná, as denúncias podem ser realizadas através do telefone 45.3527-2424. Não é necessário a pessoa se identificar, permanecendo no anonimato.
BPMA