Por Daryanne Cintra
Com Assessoria
Começou nesta semana uma nova etapa na carreira estudantil e futuramente profissional de 120 jovens, com idade de 16 a 21 anos. Eles estão participando da 6ª Edição do Projeto Trilha Jovem Iguassu, realizado pelo Instituto Polo Iguassu em Parceria com a Itaipu Binacional e empresas privadas. Durante os próximos cinco meses, os alunos serão preparados através de aulas práticas e teóricas para ingressar no segmento turístico no mercado de trabalho.
A coordenadora do programa, Patrícia Menezes Dutra explicou que os alunos irão passar por três etapas de formação. “Na primeira o aluno conhece o contexto e as informações gerais da área de turismo. Na segunda aplicamos os conteúdos técnicos e específicos, como gastronomia, alimentos e bebidas, hospedagem, turismo e atendimento. E na última etapa trabalhamos sobre a formação de um projeto de vida pessoal e profissional, para que o aluno tenha consciência da importância de atuar no mercado de trabalho”, disse Patrícia.
A jovem Stefany Silva, de 16 anos, é uma das alunas selecionadas para o programa, e disse que pretende seguir um emprego depois do curso. “Quando apresentaram o projeto na minha escola não pensei duas vezes e já me inscrevi. Quero aproveitar cada momento do curso e no final estar empregada”, contou.
Em 2012, cerca de 90 jovens participaram do projeto, e uma média de 42% teve a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Já as aulas dessa nova edição seguem até o dia 13 de novembro, sendo que as oficinas são totalmente gratuitas. Os encontros acontecem no contraturno escolar, sendo manhã ou tarde, com atuação de aula presencial de 4 horas por dia.