Três cães da raça pastor alemão malinois serão usados pela Guarda Municipal de foz do Iguaçu, para ajudar nas ações de policiamento comunitário, guarda patrimonial e integração com a comunidade. Os cães pertencem a uma empresa especializada em adestramento para o trabalho policial e em Foz farão parte do projeto K9, já implantado no município desde o ano passado.
Em 2013 dois cães foram repassados à Guarda Municipal, sendo utilizados em escolas e centros municipais de educação infantil. Os animais participaram ainda, no trabalho de apreensões de drogas, controle e contenção de tumultos públicos. Para a implantação do projeto, a GM adaptou uma viatura para transporte dos cachorros e também possui pessoal habilitado para trabalhar com os animais que são treinados para auxiliar na segurança.
“Os animais ajudam nesse contato entre a GM e os estudantes, para que eles possam tirar aquela impressão, que o guarda municipal tem apenas a função de repressor. Nesse contato as crianças aprendem ainda sobre a cultura de respeito aos animais e assistem a demonstrações dos cães localizando entorpecentes e controlando distúrbios”, explicou o secretário da Segurança Pública Municipal, Cleumar Farias
A Divisão Estadual de Narcóticos da Polícia Civil, já solicitou em fiscalizações a presença do projeto K9, resultando em flagrantes de tráfico de maconha e cocaína. Os cães também protegem o guarda e a população. A reação rápida do animal dá mais segurança a todos. O cão só ataca e morde em caso de risco iminente e ordem do adestrador.
Com informações AMN