A comissão de Inquérito que investiga a saúde de Foz do Iguaçu, com foco na gestão do Hospital Municipal desde sua constituição até a atualidade, ouviu na manhã desta quarta-feira (16) Sérgio Aléssio, Gerente Comercial da Empresa Sul que prestou serviços de limpeza ao Hospital Municipal no período de 16 de junho de 2013 a 15 de junho de 2014.
Segundo Aléssio, que esteve acompanhado do advogado Aluísio Guedes, a empresa foi contatada no dia 14 de Junho de 2013 para prestar serviços de limpeza em caráter emergencial com contrato de 180 dias. Os trabalhos tiveram início no dia 16 de junho e a assinatura contratual aconteceu no dia 19 de junho. Ao final dos 180 dias foi feito um novo contrato por mais 180 dias, com as mesmas normas e valores do anterior.
Ele afirmou não conhecer Jorge Yamakoshi, diretor-presidente da fundação de saúde à época, também disse não ter conversado com Túlio Bandeira, que assinou o parecer jurídico do contrato no dia 1° de julho de 2013, mas que cumprimentou o mesmo no dia em que o contrato foi assinado.
Questionado sobre o valor pago a serventes, que, segundo denúncia, girava em torno de R$ 7.600,00, Aléssio explicou que na verdade esse valor era pago ao posto de trabalho, e que dois funcionários cobriam esse posto, portanto o salário real de cada um era de R$ 3.800,00, o que está dentro da exigência do sindicato da categoria. Ele disse que eram 36 postos com 75 funcionários, e não apenas 36 funcionários como foi informado.
Diante disto a Comissão exigiu da empresa o registro desses funcionários para que se possa comprovar a afirmação, e também foi pedido que se discriminasse todos os itens para que se chegue ao valor especificado. Sérgio Aléssio não apresentou objeção e disse que os documentos serão encaminhados.