Relatório técnico da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape), da Secretaria da Segurança Pública, registra queda de 6% no índice de homicídios dolosos (com intenção de matar) no Paraná no primeiro trimestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os números do Mapa da Violência 2014 – Versão Preliminar apontam estatísticas extremamente positivas para a cidade de Foz do Iguaçu, que, no que diz respeito a números totais de homicídios, mostra que Foz está apenas em 100º (centésimo) lugar no ranqueamento das cidades mais violentas dentre aquelas com mais de 10 (dez) mil habitantes, e em 48º (quadragésimo oitavo) lugar no ranking nacional no que tange às mesmas cidades em matéria de violência na juventude.
No Mapa da Violência divulgado em 2012, a cidade de Foz do Iguaçu se encontrava em 51º (quinquagésimo primeiro) lugar em números totais de homicídios. Portanto, de 2012 para 2014 a cidade caiu 49 posições no ranking. Além disso, no Mapa da Violência de 2013 estava em 35º (trigésimo quinto) lugar em homicídios contra jovens, ou seja, de 2013 para 2014 Foz do Iguaçu caiu 13 posições. Alem do mapa da violência temos também o IHA (índice de homicídios contra jovens), onde Foz caiu da 1ª lugar (em 2006 e 2007) para 9º lugar (conforme números divulgados em 2010).
Em pesquisas anteriores, portanto, Foz chegou a ficar por dois anos consecutivos em primeiro lugar na violência contra jovens no Índice de Homicídios na Adolescência. Esse “IHA”, apesar de constituir outro ranqueamento (feito por outros órgãos de pesquisa e diferente do Mapa da Violência), agora já demonstra muito claramente que Foz do Iguaçu saiu do topo dos homicídios contra jovens.
Quanto à diminuição de crimes, até (13 de julho de 2014) temos 51 homicídios registrados, ao passo que no mesmo período do ano de 2013 registrávamos um número de 61 homicídios. São 10 crimes de morte a menos, ou seja, 16,4% de diminuição no período. Já no que se refere à elucidação de crimes, superamos o percentual relativo obtido em 2013, que fechou com 62,18% de casos esclarecidos, ao passo que hoje temos já 64,71% de elucidação dos homicídios. A meta é de 70% até o final do ano. Hoje contamos com 33 casos elucidados no total. Ademais, registramos na DH um número parcial de 45 indiciamentos formalizados e 116 inquéritos policiais sobre crimes contra a vida já concluídos em 2014.
O delegado titular da D.H, Dr. Marcos Araguari ressalta que Foz esta em um bom momento no que tange a diminuição dos crimes de homicídios. “São realmente números considerados excelentes para a cidade de Foz do Iguaçu. Lembrando que não é apenas um trabalho isolado da Polícia Civil ou da DH-Foz, mas o conjunto das operações policiais de fiscalização e blindagem da fronteira e a cooperação entre os órgãos de Segurança Pública Federais, Estaduais e Municipais com as Forças Armadas”, finalizou o delegado.
Polícia Civil Foz