O Foztrans anuncia instalação de novos equipamentos de redutores de velocidades que já estão sendo instalados pela cidade. O foco são Avenidas que fazem parte do corredor turístico de Foz e de fluxo intenso de veículos. Os equipamentos devem começar a funcionar após a aferição que será feita pelo instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Inmetro.
Segundo o diretor do Foztrans, Carlos Budel, são redutores eletrônicos, furões e lombadas eletrônicas, que têm como objetivo refrear a atitude dos motoristas que não respeitam a velocidade estabelecida para essas vias, tornando o trânsito perigoso e provocando acidentes.
Por mês, o Foztrans emite cerca de 4,5 mil multas a condutores cometendo infrações. A maioria por avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade. Esses novos equipamentos vão reforçar os flagrantes aos motoristas infratores.
Foram implantados redutores eletrônicos de velocidade na avenida JK, no sentido centro e também Ponte da Amizade, próximo ao Clube Grefi; Também na avenida Paraná, sentido Vila A – Centro, perto do Shopping Cataratas JL; E na avenida das Cataratas, sentido Parque Nacional, quase em frente ao Hotel Mabu. Nessas avenidas o motorista não deve passar dos 60 quilômetros por hora. Os redutores eletrônicos contam com sensores instalados na pista e que registram, por meio de fotos quem ultrapassa esse limite.
Furões
Os chamados furões, redutores instalados nos semáforos, captam por meio de filmagem o avanço de sinal e sobre a faixa de pedestre. Os novos equipamentos já estão em fase de testes nos sinaleiros que ficam na Avenida Mário Filho com a Mané Garrincha, no Morumbi; nas ruas Belarmino de Mendonça com Almirante Barroso.
Além dos equipamentos em três trechos da Avenida JK, nas esquinas com a rua Quintino Bocaiúva, avenida República Argentina, próximo ao Terminal de Transporte Urbano; E com a rua Carlos Gomes. Também contam com furões os semáforos na Avenida Paraná com José Maria de Brito e a José Maria de Brito com a avenida Paraná e ainda na avenida Costa e Silva, no acesso ao Terminal Rodoviário.
Lombadas Eletrônicas
Outros redutores de velocidade em funcionamento, são as chamadas lombadas eletrônicas, que limitam o tráfego de veículos a 40 quilômetros por hora. Atualmente estão em atividade as da Avenida JK, próximo ao viaduto de acesso ao Paraguai e na Avenida General Meira.
O Foztrans vai ainda religar os equipamentos da Avenida Felipe Wandscheer e na Rua Tarobá. As infrações flagradas pelos redutores de velocidade além de somar pontos na carteira de habilitação dos motoristas, também vão doer no bolso. Os valores das multas podem variar entre R$ 85 a R$ 574,00, dependendo da gravidade da infração.
Segundo o responsável pelo setor de multas do Foztrans, Alcírico Oliveira Penteado, antes da instalação dos redutores foi realizado um estudo de mobilidade urbana, “foram levados em conta à estatística de acidentes nessas vias e o volume de tráfego. A partir disso definido o equipamento que será instalado”. O Instituto de Transporte e Trânsito têm ainda reforçado as sinalizações horizontais e verticais, para que os condutores fiquem atentos e respeitem a velocidade permitida, evitem fazer o avanço de sinal e parar sobre a faixa de pedestre. O reforço tem ocorrido principalmente próximo aos estabelecimentos de ensino, postos de saúde e locais de grande circulação de veículos e pedestres.
Com CMFI