Uma doença ainda desconhecida pelos brasileiros começa a preocupar os setores epidemiológicos dos estados e município. A febre chikungunya é uma doença viral com sintomas parecidos com a dengue, sendo transmitida por um mosquito comum na África e também pelo Aedes Aegypti. No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou 17 casos da doença, todos vindos do exterior. Em Foz do Iguaçu, a Divisão de Epidemiológica investiga um caso suspeito de ser chikungunya.
Roberto Doldan, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu, informou que a pessoa com suspeita da doença na cidade passa bem, não tendo sintomas graves e se trata e casa. Doldan informou ainda, que o exame para confirmar ou não a doença já foi feito, mas o resultado ainda não está pronto.
Assim como a dengue, a doença pode causar febre repentina, dores nas articulações, dores de cabeça, náusea, vômitos, entre outros sintomas. O Ministério da Saúde pede maior atenção para aquelas pessoas que viajaram para cidades onde acontecem os jogos da Copa, onde está concentrado o maior número de turistas estrangeiros. A orientação é que nos primeiros sintomas essas pessoas procurem atendimento médico.
Um caso de chikungunya foi confirmado no Paraguai, onde a pessoa teria contraído a doença na República Dominicana, na região do Caribe, na América Central.