O Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), anunciou que todo o serviço de táxi será licitado ainda este ano. Com isso, 49 novas vagas serão abertas, atendendo a necessidade da cidade. Atualmente 377 táxis atendem a demanda turística e população moradora de Foz.
Segundo o superintendente Foztrans, Carlos Juliano Budel, atualmente não existe uma lei única que faça a regulamentação para que o serviço seja administrado. Por isso, o órgão conversou com o sindicato e cooperativa dos taxistas, além de Ministério Público, para que um Projeto de Lei seja criado regularizando o trabalho.
“Até então a existência do serviço de táxi em Foz do Iguaçu nunca teve uma lei única e com o passar do tempo a legislação foi mudando e foram criando leis pontuais, atendendo casos esporádico e extremamente únicos. Agora não, a lei vai ser ampla atendendo os 377 taxistas”, disse Budel.
Com a aprovação da Lei pela Câmara de Vereadores e sanção do prefeito, a partir de 1° de abril de 2015 os taxistas já terão a permissão outorgada com a validade de 20 anos, podendo ser renovada por mais 20 anos. As 49 novas placas também já deverão estar licitadas até a data, sendo 1% do total das vagas destinada ao transporte de deficiente físicos, gestantes, obesos e idosos.