As definições de cada partido para as eleições de outubro, mostraram que a disputa ao governo do Paraná será acirrada durante a campanha deste ano. Ao todo, nove candidatos homologaram candidatura e tentarão chegar ao Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado em Curitiba. Mesmo com o grande número de candidatos, a disputa aparece polarizada entre três partidos, o PSDB do atual governador Beto Richa e o PMDB e PT dos senadores Roberto Requião e Gleisi Hoffmann. Como as definições de alianças e candidaturas foram conhecidas apenas na noite da última segunda-feira (30), muita coisa ainda deve mudar nas eleições paranaenses. Mas você conhece os nove candidatos? Confira o perfil de cada um deles:
Beto Richa (PSDB)
Atual governador do Estado, nasceu na cidade de Londrina em 29 de julho de 1965. Formado em engenharia civil, é filho do ex-governador José Richa. Casado com Fernanda Bernardi Vieira Richa, com quem tem três filhos. Entrou para a vida política em 1994, quando foi eleito deputado estadual e reeleito em 1998. Em 2002, foi candidato ao governo do Paraná, mas ficou em terceiro lugar. Em 2004, foi eleito prefeito de Curitiba e foi reeleito no primeiro turno em 2008. Se afastou da prefeitura em 2010, para concorrer ao governo estadual, quando em outubro foi eleito em primeiro turno. Agora, tenta uma reeleição como governador.
Gleisi Hoffmann (PT)
Atual senadora pelo Paraná, Gleisi Hoffmann foi até o início deste ano a ministra-chefe da Casa Civil do governo Dilma Rousseff. É formada em direito, com especialidade em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira. É casada com o atual ministro das Comunicações Paulo Bernardo, com quem tem dois filhos. Gleisi entrou na vida política em 1984, quando se filiou no PC do B. Já no PT, de 2002 a 2006 foi diretora financeira da Itaipu Binacional. Foi candidata ao Senado pela primeira vez em 2006, mas não conseguiu se eleger. Foi presidente do PT no Paraná e em 2008 foi candidata a prefeita de Curitiba. Foi eleita senadora da República em 2010.
Roberto Requião (PMDB)
Nascido em Curitiba em 5 de março de 1941, Requião é advogado e jornalista. Foi eleito pela primeira vez em 1982, como deputado estadual e em 1985 foi eleito prefeito de Curitiba. Em 1991, foi vitorioso nas eleições ao governo do Paraná e em 1994 eleito senador. Em 2002 voltou a disputar o governo do Estado, sendo eleito e reeleito em 2006. Em 2010 se afastou do governo para disputar uma vaga ao Senado Federal, sendo vencedor.
Bernardo Pilotto (PSOL)
Nascido em 17 de fevereiro de 1984, no Rio de Janeiro, é técnico-administrativo em educação e cientista social. Militante estudantil desde adolescente, ajudou a fundar o PSOL no Paraná. Foi eleito vereador em Curitiba em 2012, concorrendo a deputado estadual em 2010, mas não venceu.
Ogier Buchi (PRB)
Formado em direito, ficou conhecido no Paraná como jornalista, atuando em emissoras de TV. Comentarista sobre política, participa atualmente de um programa na Rede Massa, em Curitiba.
Rodrigo Tomazini (PSTU)
Nascido em janeiro de 1978, é funcionário público do estado, trabalha na área de educação na cidade de Sarandi. Foi candidato a deputado estadual pelo PSTU em 2010.
Geonísio Marinho (PRTB)
Curitibano, nascido em 1958, é formado em economia. Começou na política em 1991, quando foi candidato a vereador em Curitiba por três vezes. Também foi candidato a vereador em Pontal do Paraná.
Túlio Bandeira (PTC)
Nasceu em março de 1973. É formado em direito e atual presidente estadual do PTC. Mora atualmente em Foz do Iguaçu.
Silvana Aparecida de Souza (PCB)
Moradora de Foz do Iguaçu, onde trabalha na rede estadual de ensino como professora universitária.