Com fotos e filme sobre a vida religiosa, bem como foco na modernidade da nação árabe, a exposição “Tolerância, Entendimento, Coexistência – A mensagem de Omã sobre o Islã” esteve aberta ao publico de 25 a 27 de junho, em São Paulo. A mostra teve apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e é uma iniciativa do Ministério das Doações e dos Assuntos Religiosos do Sultanato de Omã, com organização da embaixada do país árabe.
“É uma exposição internacional. É muito importante ver qual o papel da religião na vida. Em Omã, os muçulmanos se dividem em três linhas do Islã: o sunismo, o xiismo e o ibadismo. Eles vivem juntos como irmãos. São um exemplo real de vida, de que é possível viver em harmonia. A boa convivência é uma realidade mesmo entre essas diferentes vertentes religiosas”, afirma Dr. Khalid Salim Al Jaradi, embaixador de Omã no Brasil.
A exibição conta com um total de 44 fotos e é dividida em duas partes. A primeira retrata a tolerância religiosa em Omã e a segunda mostra os aspectos de modernidade no país do Golfo. Já o filme, com duração de 30 minutos, aborda a vida no país e a convivência dos muçulmanos com os praticantes de outras religiões.
A mostra já passou por outras 46 cidades pelo mundo, por países como Estados Unidos, Reino Unido, Paquistão, Irã, Espanha e Japão. No Brasil, após a capital paulista, o evento segue para Foz do Iguaçu, no Paraná, de 30 de junho a 4 de julho. Para o próximo ano, o embaixador revela, há planos de levar a exibição para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo.
Assessoria