Por: Assessoria Itaipu Binacional
Depois da visita às Cataratas do Iguaçu na sexta-feira, 27, à tarde, a seleção e a comissão técnica da Coreia do Sul participaram à noite de um jantar de confraternização com sabor bem brasileiro, na Churrascaria do Gaúcho, no centro de Foz do Iguaçu. Para retribuir o carinho recebido na acolhedora passagem pela cidade, os sul-coreanos adesivaram o ônibus da deleção com a frase “Amamos Iguaçu”. Nos próximos dias, eles devem formalizar um vínculo com a cidade na área esportiva, com um projeto voltado para crianças.
Neste sábado, 28, eles seguiram viagem para Seul. O voo tem escala prevista em Miami, nos EUA. No jantar, os sul-coreanos retribuíram a calorosa acolhida na cidade com a entrega de um presente para o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, que preside o Fundo Iguaçu. Ele foi um dos principais articuladores para que a seleção da Coreia escolhesse Foz do Iguaçu como Centro de Treinamento da Copa do Mundo.
Os integrantes da comissão técnica entregaram a Piolla uma bandeja de prata que marca a participação da Coreia no mundial. Todos os jogadores, um a um, se desculparam por não terem conseguido passar às oitavas de final. Para Gilmar Piolla, “a Coreia do Sul, independentemente do resultado, deveria receber o título de seleção com o melhor ‘fairplay’ da Copa do Mundo”. Piolla se refere à postura elegante da seleção, que jogou limpo nas três partidas.
Fora de campo, os sul-coreanos bateram um bolão, foram simpáticos e não fizeram nenhuma exigência, o que chamou a atenção principalmente dos empregados do Hotel Bourbon, onde a delegação ficou hospedada. Com exceção do aparato policial, nem parecia que uma seleção de futebol de Copa do Mundo estava hospedada no local.
Sobre a parceria, Piolla adianta que a seleção sul-coreana deve formalizar uma parceria com Foz do Iguaçu, para a criação de escolinhas de futebol infantil. Mesmo não tendo correspondido em campo na Copa do Mundo, a passagem da Coreia do Sul foi um gol de placa para Foz do Iguaçu.
Durante 16 dias, quase 200 jornalistas asiáticos fizeram cobertura sobre a seleção sul-coreana e divulgaram os atrativos do Destino Iguaçu. Algumas emissoras enviavam boletins diários das Cataratas do Iguaçu, lugar que os jogadores e a delegação escolheram para passar a última tarde na cidade, antes de voltar para a casa, neste sábado. A chamada mídia positiva vai ajudar a projetar ainda mais a imagem da região para uma parte importante do planeta.