Por Daryanne Cintra
Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu vem trabalhando na construção de um auditório próprio. A intenção com isso é ter um espaço para o desenvolvimento do trabalho ‘Educação em Diabetes’, onde são realizadas palestras, oficinas, acompanhamento nutricional, assistência social, entre outras orientações às pessoas que são diagnosticadas com a doença. Até o momento, esses encontros têm acontecido em um espaço emprestado pelo Colégio Betta.
Conforme explicou a psicóloga e voluntária da ADIFI, Angelina Vasconcelos, o grande problema tem sido a falta de recurso. “Como este ano é ano de eleição, a Receita Federal não pode doar mercadorias para que possamos realizar o nosso tradicional bazar. Por conta disso, estamos nos mantendo até agora com o dinheiro do ‘Brechó do Desapego’, onde vendemos roupas usadas na associação, e também com a ajuda do ‘Troco Solidário’, das lojas Havan”, explicou.
De acordo com a voluntária, até agora a estrutura do auditório, o piso e a cobertura estão prontos, mas em contrapartida ainda falta toda a parte interna do espaço, acabamentos e o isolamento acústico. “Isso é o que falta para que possamos terminar a construção do auditório. Por isso, a ajuda da comunidade é muito bem vinda. Quanto mais recursos vierem do nosso Brechó, mais teremos para concluir o nosso espaço”, disse.
No mês de maio, deste ano, a Associação recebeu a concessão de subvenção que garante a inclusão da entidade no orçamento do município para o próximo ano, 2015. Porém até lá, a ADIFI precisa de ajuda. O Brechó do Desapego é contínuo, e quem quiser pode aproveitar. Além disso, as pessoas que quiserem contribuir de alguma maneira podem entrar em contato através do telefone 3028-2526.