O Instituto Simepar divulgou um alerta para a possibilidade de chuvas fortes nas regiões Sul, Sudeste e Oeste do Paraná a partir desta quinta-feira, a qualquer hora do dia. A Defesa Civil já divulgou um alerta às cidades que podem ser afetadas e pede o monitoramento contínuo dos municípios que ainda sofrem com as consequências das chuvas do início deste mês.
Nas últimas semanas, o nível do Rio Iguaçu, em União da Vitória, chegou a 8 metros, enquanto a média é de 2 metros e meio. De acordo com a Defesa Civil, que faz um monitoramento constante da região, o nível está hoje um pouco acima dos 6 metros, o que possibilita o retorno das famílias atingidas a suas residências. Além das chuvas e alagamentos, a Defesa Civil também atenta a população para o risco de deslizamentos nas áreas próximas a morros e encostas.
De acordo com o Simepar, deve chover entre 100 e 150 milímetros nesta sexta e sábado nas regiões Oeste, Sul, Central e Sudeste do Estado. As regiões devem ficar atentas com a elevação dos níveis dos rios por causa do grande volume de água em um curto espaço de tempo.
No Noroeste, Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba as instabilidades são isoladas, não cobrindo grandes áreas. O contato com a Defesa Civil pode ser feito pelo telefone 199.
Em Foz do Iguaçu, a previsão é de chuva forte durante toda a sexta-feira e sábado. A chuva deve enfraquecer no domingo, quando a temperatura mínima deve chegar a 12°C.