Desde o início do ano de 2014, o Paraguai já registrou 192 casos de suicídios em todo o país. A informação foi repassada pela Polícia Nacional do Paraguai, que mostra mais de um caso por dia.
“É um número que merece atenção das autoridades que trabalham na área de saúde mental. Nós temos um departamento de assistência, o que fazemos é um o primeiro auxílio através do número de emergência 911 e depois não há nenhum outra intervenção, sendo que não somos técnicos nesta área”, disse a relações públicas da Polícia Nacional, Elisa Ledesma.
Segundo o Ministério da Saúde do Paraguai, até o ano de 2010 a maior parte dos casos de suicídios do país acontecia em datas comemorativas, principalmente Natal, Ano Novo e Dia das Mães. Segundo Mirta Mendoza, diretora de Saúde Mental, esse quadro vem mudando com o tempo.
“A maior parte dos casos não se registra mais apenas em datas especiais, atualmente se concentram entre os meses de março a maio e junho”, disse a diretora. No Paraguai, 90% dos casos de pessoas suicidas contam com algum tipo de transtorno mental. Em geral, pessoas que apresentam alguns fatores de risco como depressão, ansiedade, pânico e transtornos alimentares.
A diretora ainda explicou que casos relacionados a maus tratos durante a infância, também podem influenciar na tendência suicida, como, por exemplo, bullying escolar.