O novo recordista estadual no lançamento do dardo juvenil é Edson Cestari Monteiro, integrante do Projeto Jovens Atletas – Correndo para o Futuro, mantido em parceria por Itaipu e Prefeitura de Foz do Iguaçu.
A marca foi obtida durante o 48º Campeonato Paranaense de Atletismo Juvenil, em Maringá, no começo de junho. Ele lançou 59,02 metros e tornou-se o 5º no ranking brasileiro.
Além de Edson, outros sete adolescentes de Foz participaram da disputa. Destacaram-se também Alexandre Silva (1º lugar no salto em distância e 2º lugar no salto triplo), Jair Pacentchuck (1º no lançamento do martelo e 3º no lançamento do disco), Lucas Mateus Gonçalves (2º no lançamento do disco), Pedro Vitor Souza (4º no decatlo), Lucas Souza (3º nos 400m), Matheus Flores (3º no lançamento do dardo) e Rafael Barbosa (2º lugar nos 110m com barreira e 3º nos 400m).
As provas aconteceram nas pistas do Estádio Willie Davids, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Para o Brasileiro
Os adolescentes não apenas trouxeram medalha para casa, mas três deles também garantiram a vaga no Campeonato Brasileiro de Atletismo, que acontecerá em Maringá, no próximo dia 28: Edson, Graciely e Jair. “Das dez vagas paranaenses, três foram garantidas pelos atletas de Foz”, ressaltou o técnico Sergio Muniz dos Santos (Quick).
O projeto
O Projeto Jovens Atletas- Campeões do Futuro treina diariamente 70 adolescentes em 27 modalidades de atletismo, no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz. O projeto é mantido pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu Binacional, e pela Prefeitura de Foz do Iguaçu. A Itaipu oferece os equipamentos para treino.
JIE