Terminou nesta tarde de sexta-feira, 20, a eleição da convenção do PMDB no Paraná. A votação aconteceu na Sociedade Urca e contou com a participação dos delegados do partido. Com 319 votos Roberto Requião vence a convenção do PMDB na tarde desta sexta-feira, 20. A ala que defendia coligação fez 250 votos. Com diferença de 59 votos Roberto Requião será candidato pelo partido para o governo do Estado. Dos cerca de 700 delegados que deveriam votar, 574 compareceram. “Venceu a dignidade e as bases do PMDB”, disse Requião.
Logo mais será decido o vice de Requião e o candidato ao senador. Especula-se o nome de vice venha do Partido Verde (PV), sendo o nome mais cotado a da deputada federal Rosane Ferreira. Já ao senado, Requião havia dito que apoiaria o suplente de deputado federal Marcelo Almeida.
A vitória de Requião é considerada traição dos delegados para o grupo que defendia a coligação com o PSDB. Mas os maiores derrotados são os deputados estaduais. Dos 13 da bancada do PMDB, 11 queriam a aliança com Richa e davam como certa a vitória hoje.
Com a candidatura de Requião aumentam as chances de que a eleição para o governo do Paraná seja decidida no 2º turno. A tendência, segundo analistas, é que a disputa se polarize entre Requião, Richa e a candidata do PT, Gleisi Hoffmann.
Com informações e foto: Banda B.