Os 8 graus da manhã desta quinta-feira (19) não espantou as centenas de fiéis que já na madrugada começaram a montar o tradicional tapete de Corpus Christie. Diferente dos anos anteriores, o tapete foi montado na região da Igreja São João Batista, no centro de Foz do Iguaçu. Segundo o padre Clodoaldo, alguns fiéis chegaram a meia noite para começar a arrumar os quatro quarteirões de desenhos feitos de serragem e enfeites.
Às 9h30 foi rezada a missa e em seguida o Bispo Dom Dirceu Vegine caminhou sobre o tapete, simbolizando cristo sendo recebido pela comunidade, saindo dos fundos da igreja na rua Belarmindo de Mendonça, contornando até o cemitério e voltando para a paróquia. “Desde 1500 os tapetes são feitos pelos membros da igreja, representando o amor dos fiéis a eucaristia, por isso os símbolos religiosos. É o Cristo que sai da igreja e caminha por meio a eucaristia, sendo acolhido pela comunidade”, explicou o padre.
A mudança de local se deve ao centenário de Foz e os 90 anos da Paróquia São João Batista. A troca também se deve as obras de construção da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila, que inviabiliza a realização da missa no local devido a segurança da população. No próximo ano a celebração deve voltar às ruas da Vila A.