Na manhã de segunda-feira, 16, a secretária de educação Liziane Sosa, e o secretário de Obras, Cristiano França, realizaram vistorias em duas escolas do município. A visita foi a pedido dos diretores das escolas municipais, Jardim Naipi e Duque de Caxias.
Segundo os diretores, as duas escolas apresentam problemas sérios na estrutura. Com a chuva forte no último final de semana, os problemas se agravaram ainda mais.
Na Escola Jardim Naipi, que recebeu sua última reforma em 2005, o maior problema está no telhado, onde não foi feita a canalização para escoar a água da chuva. Por este motivo, toda vez que chove, a água acumula e acontecem infiltrações que prejudicam a estrutura, e coloca em riscos os alunos. Parte da estrutura está sendo escorada, pois corre o risco de desabar.
Na Escola Duque de Caxias, o problema é o mesmo, na estrutura. Há um laudo realizado em 2008 que aponta problemas graves na estrutura da escola. Comoo problema não foi resolvido até hoje, e com a chuva dos últimos dias, a situação piorou e seis salas estão interditadas.
Os diretores esperam providências, principalmente nesse período de férias e recessos. Os pais dos alunos também mostram preocupação. Os secretários afirmaram que vão enviar relatórios ao prefeito
A secretária de Educação, Liziane Sosa, explicou que na escola Jardim Naipi, é um problema antigo que já tinha que ter resolvido, “mas como não foi, cabe à nossa equipe resolver”. Disse. Segundo Sosa, algumas medidas emergenciais serão tomadas para resolver a situação. Ela explica que de primeiro passo a metalúrgica realizará um trabalho para garantir a segurança dos alunos, “e no período de férias vamos resolver todo o problema”, disse a secretária lembrando que o período de férias começa no dia 30 deste mês.
Sobre a escola Duque de Caixas, a secretária explicou que a já está sendo licitado para que o pessoal capacitado faça o laudo e apresente as medidas necessárias para resolver os problemas. “Sempre há uma demora, uma questão de burocracia, mas com o tempo vamos resolver.” Finalizou.